fbpx

Silvia Cavalaro - Coach

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Desacelera
  • Blog
  • Mindfulness
  • Coaching
  • Perfil comportamental
  • Sobre
    • Contato
Busca

Foco, impacto e criatividade

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fechar
Home 2016 junho 2 O que acontece quando eu me comparo?

O que acontece quando eu me comparo?

Silvia Cavalaro 02/06/2016 80 comentários Uncategorized

O que acontece quando eu me comparo?

A comparação faz parte do ser humano. Faz parte do mundo em que vivemos. Somos seres complexos, e muito contraditórios. E estamos o tempo todo vivenciando contrastes.

Só reconhecemos o belo, porque existe o feio. Só reconhecemos a luz, porque existe a escuridão. Só reconhecemos o amor, porque existe o medo, aliás, o contrário do medo não é coragem. Coragem é agir apesar do medo. O contrário do medo é o amor.

Quando nos comparamos, agimos pelo medo. Quando nos comparamos, alimentamos em nós sentimentos e emoções que muitas vezes evitamos sentir, como a inveja, a raiva, o desprezo, a culpa, e por aí vai.

Se comparar com algo ou com alguém é uma traição que fazemos com nós mesmos.

Temos o hábito de comparar os nossos bastidores, com o palco das outras pessoas, ou seja, olhamos para o resultado final, mas não sabemos todo o caminho percorrido.

Ora, todos nós queremos mostrar às pessoas o que temos de melhor! Não vamos sair por aí mostrando nossos erros, imperfeições, medos, nossas “sombras”. Por falar em sombras, veja o documentário do Deepak Chopra, “O efeito sombra”. É muito interessante.

Quando sentimos inveja, procuramos jogar uma “fumaça” nessa inveja por meio de um elogio. Quando sentimos medo, procuramos uma forma de mascarar esse medo. Os sentimentos negativos que temos, geralmente são jogados embaixo do tapete, nós nos mostramos ao mundo como pessoas boas que não querem mostrar o seu lado mais obscuro. Mas queira você ou não, TODOS os seres humanos têm o seu lado obscuro. Mesmo aqueles que parecem “super bonzinhos”.

A comparação alimenta essa sombra. Quando nos comparamos, temos a tendência de olhar apenas o lado que brilha, e como queremos também mostrar ao mundo o nosso lado que brilha, reprimimos todos os sentimentos que não julgamos dignos. Mas só que dentro de cada um mora a verdade. Você sabe exatamente quem você é.

Não há comparação justa. A única pessoa com quem é justo você se comparar é com quem você era ontem.

A sua história de vida não é igual à história de nenhuma outra pessoa. Você é uma pessoa única! Viver se comparando com alguém só vai te levar a ferir sua autoestima e a alimentar sentimentos ruins, sentimentos de sofrimento, porque ao fazer isto, você se distancia de quem você realmente é, se distancia da sua essência, e do que é bom em você.

Compare a pessoa que você é hoje, à pessoa que você era ontem, ou há um ano, ou há uma década. Busque sua melhoria por você mesmo! Você tem sentimentos ruins, tem pensamentos ruins, tem emoções negativas, tem sim! Você é um ser humano! O que precisa aprender é acolher tudo isso, olhar para isso como parte de uma natureza que está em evolução, uma natureza que não dá saltos, que progride aos poucos, mas que muitas vezes se distancia dessa evolução justamente por não conseguir ser quem é.

Tudo no universo evolui. Você faz parte desse universo, e sem tem algo em ti que não gosta, assuma isso para você mesmo e corra atrás de ser melhor. Assuma e busque a evolução.

O caminho da dor é o caminho que geralmente nos move. A busca pela mudança em nossas vidas acontece quando a dor se torna insuportável, e se esse é o seu caso, tudo bem, pelo menos você olhou para essa dor e decidiu melhorar.

Algumas pessoas passam a vida inteira como zumbis, sem aprender com suas dores. Nascem e morrem sem nunca ter vivido. Sempre reclamando de tudo e olhando a grama verde do vizinho.

A sua história é única. Você é exatamente quem você tem que ser. Não aceite que as pessoas digam que ser assim ou assado é melhor, você precisa ser melhor por você, para você. Cuidado para não passar a vida inteira olhando para o melhor dos outros e deixar o seu esquecido.

Tenha amor por quem você é. Olhe para o seu lado “sombrio” e o acolha, e tudo bem, todo mundo tem um lado ruim e o primeiro passo para mudar é acolher e aceitar.

Um mundo melhor começa pela mudança que podemos promover em nós mesmos. Que tal daqui um ano, uma década, uma vida, poder olhar para trás e dizer: Nossa, como eu mudei, e para melhor! Essa é a mais justa e positiva comparação que você pode fazer na sua vida.

Muita luz no seu caminho.

Beijos e até a próxima.

PS: Link para o documentário citado: https://www.youtube.com/watch?v=YX3MKbqdeJA

 

 

 

 

 

Leitura focada

Sobre Silvia Cavalaro

Coach, publicitária e apaixonada por felinos. Mãe de dois gatos, dona de casa, esposa e mulher. Acredito que estamos aqui para ajudar o mundo a evoluir, e para isso, acredito que devemos investir na nossa própria evolução. Desenvolvimento pessoal é meu mantra. Desenvolvimento humano, minha missão.

Artigos relacionados

  • O gato que vive em nós

  • Auto responsabilidade – Uma característica em extinção

  • O poder da decisão

  • Afinal, o que é coaching?!

  • Os 07 erros mais comuns de quem começa a meditar

  • Autoconhecimento, o que você sabe sobre você?

    Autoconhecimento, o que você sabe sobre você?

Artigo anterior O poder da decisão
Próximo artigo Auto responsabilidade – Uma característica em extinção
Logging In...

Profile cancel

Sign in with Twitter Sign in with Facebook
or

Not published

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • 80 Replies
  • 0 Comments
  • 0 Tweets
  • 79 Facebook
  • 0 Pingbacks
Last reply was 12/06/2016
Angela Lacerda liked thisCamila Graziela liked thisMaria Sandra Romero Romero liked thisIzzi Cunha liked thisRodrigo Molitor liked thisEliane Morales liked thisFernanda Domingues de Barros liked thisAline Raquel liked thisSheila Ockner liked thisFelipe Julio liked thisAna Paula Dubena liked thisLetícia Patricio liked thisLuciana Martins Sotelo Camargo liked thisJosé Augusto liked thisJulio Azize liked thisMi Mi liked thisAndréa Toscano liked thisGislaine Santos liked thisMeire Gama liked thisKelly Sousa Sousa liked thisGlauber Rocha Melo liked thisLiliane Tavares liked thisRosemary Rocha liked thisKátia Peruzzo liked thisDirce Albuquerque Albuquerque liked thisBruna Gosn liked thisDilma Santos liked thisPriscilla Melão Decloedt liked thisRaimunda Moraes liked thisLitsa Vlacho liked thisTania Zennaro liked thisRosane Borges liked thisAline Silva Silva liked thisLuzia Melo liked thisMaria Dapaz Duarte Maria liked thisCarolina Leocádio liked thisJanaina Santana liked thisRita Gasparini Brozeghini liked thisSelma Carneiro liked thisManuella Cavalaro liked thisTania Cristina liked thisLucelena Dias liked thisNilcéiia Dominguees liked thisEstefany Rodrigues liked thisJóh Santana liked thisLeny Santos liked thisJosy Guerra liked thisJunior Reis liked thisGeovane Patricio liked thisAlan Moura liked thisElisa Nerger liked thisSilvana de Melo liked thisMarcos Lima liked thisAlessandra Aparecida liked thisTerezinha Pereira liked thisFranciele Andrigo liked thisElize Dandiz liked thisPaula Ferreira liked thisInan Santos liked thisMarcilene Lins Dos Santos liked thisJorge Brito DA Costa liked thisPaulo Rogerio Pires liked thisIvone Maziero Leonelo liked thisEdinaldo Matias liked thisTalyson Santos Rocha liked thisGuiomar Da Silva Feitosa Feitosa liked thisLigia De Paula Lemos Liginha liked thisNatalia Ramos liked thisDeivyson Soares liked thisVinicius Veiga Alves liked thisNely Silva liked thisRoberta Terezinha Silva liked thisRennatta Santos liked thisDrica Veras liked thisSolange Souza Freire liked thisEdileuza Marques liked this... and 66 more
  1. Camila Graziela
    View 02/06/2016

    Sensacional, minina!

    Responder
    • Silvia Cavalaro - Coachreplied:
      View 02/06/2016

      Obrigada minina!

      Responder
  2. Silvana de Melo
    View 11/06/2016

    Adorei o texto e amei o vídeo.

    Responder
  3. Dalton Vieira da Silva
    View 04/05/2017

    Sílvia Cavalaro, que prazer em te conhecer e foi através da Rádio Inverso, no Mensagens que Chegam Pela Manhã, com as suas reflexões belíssimas ao longo do programa e agora aqui no seu Blog. Meus parabéns pelo excelente trabalho, assim como o Flávio Siqueira, você também é uma das pouquíssimas pessoas que possuem este trabalho lindo e que nos ajudam à sermos nós mesmos, sem caírmos nas crenças limitantes do social. Muito Grato pela sua Atenção e Fique Bem !!!

    Responder
Silvia Cavalaro Coach

Sobre a autora

Missão: Acolher as necessidades, respeitar os limites e dar o meu melhor dentro das minhas possibilidades. Em pequenos e sustentáveis passos, ajudar cada ser humano a aflorar em si a capacidade de agir.

Saiba mais

Siga nos!

Artigos populares

  • O que acontece quando eu me comparo?

Silvia Cavalaro - Coach · 20152025 © Todos os direitos reservados

  • Desacelera
  • Blog
  • Mindfulness
  • Coaching
  • Perfil comportamental
  • Sobre
    • Contato