Coaching e Meditação, como esses caminhos se encontram?
O coaching é um recurso que faz parte do processo de desenvolvimento pessoal, a meditação também.
Cada profissional de desenvolvimento humano, tem suas ferramentas, formações e recursos para conduzir seus processos junto aos clientes.
Eu, como praticante, facilitadora e conhecedora do processo de transformação que a meditação pode proporcionar, costumo quando possível, incluir nos meus processos práticas meditativas. É claro que isso depende de cada pessoa, e do momento atual dessa pessoa. É preciso sentir. Perceber.
Existem inúmeras ferramentas e recursos que podem ser usados por um Coach. O que estou querendo dizer, é que o Coach pode conduzir um processo apenas com técnicas puras de coaching, ou pode utilizar outras ferramentas e conhecimentos e fazer um mix dentro do processo.
Só para exemplificar, vou listar aqui algumas ferramentas de desenvolvimento pessoal que podem ser utilizadas em um processo de coaching, vamos lá:
- Constelação sistêmica
- Programação neurolinguística
- Práticas meditativas
- Hipnoterapia
- Eneagrama
- Ferramentas de análise comportamental (Quantum, SOAR, DISC)
Aqui, só citei algumas das principais técnicas que podem ser utilizadas dentro de um processo de coaching, mas existem muitas outras! A área de desenvolvimento humano é muito rica em conhecimento e recursos.
Todas essas técnicas citadas também são utilizadas individualmente, mas inseri-las no processo de coaching enriquece substancialmente o processo! Cabe ao profissional de DH saber utilizá-las no momento e com a pessoa certa, pois seres humanos são únicos, e o que funciona muito bem para um, pode não surtir o mesmo efeito para outro.
Na busca por um caminho de autoconhecimento e autodesenvolvimento, o coaching, a meditação e muitos outros recursos podem se encontrar, mas é só você que pode dar o primeiro passo e ir à busca desse caminho.
Até a próxima!