Um novo ano começou. E então?
Em dezembro, vi muitos comentários sobre o desejo de que o ano passado acabasse logo, pelas dificuldades enfrentadas e pela esperança que um novo ano traz, porém, precisamos ter consciência que dificuldades sempre existirão. Faz parte da condição humana. O que importa é o que aprendemos com tudo isso e o que faremos a partir de todo aprendizado. Querer ter um ano melhor, não fará de 2017 um ano melhor. A esperança também não.
São as nossas ações e que o faremos para melhorar a nós mesmos que farão um ano melhor, um país melhor, um mundo melhor.
O que VOCÊ vai fazer para que o ano seja melhor?
A responsabilidade também é sua. Uma pequena mudança de atitude pode fazer muita diferença.
Cuidado com a armadilha de planejar demais, definir objetivos demais, e também com as definições de longo prazo. O excesso de planejamento, de objetivos e o foco excessivo no futuro podem te aprisionar em um mar sem fim de pensamentos e te manter no mesmo lugar.
Aproveite o clima de renovação e defina algumas poucas coisas que você se comprometerá a fazer nos próximos 3 meses. E quais ações você colocará em prática para que essas coisas aconteçam.
Faça suas escolhas com a consciência de que são escolhas suas e não de outros, e de que realmente lhe farão bem. Siga seus valores próprios e não os que a sociedade impõe.
E para 2017 desejo que você tenha saúde e consciência. Saúde para prosseguir e consciência de que para mudar o todo é preciso começar por você.
Um grande beijo e até a próxima!