fbpx

Silvia Cavalaro - Coach

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Desacelera
  • Blog
  • Mindfulness
  • Coaching
  • Perfil comportamental
  • Sobre
    • Contato
Busca

Foco, impacto e criatividade

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fechar
Home 2015 dezembro 16 Os 5 erros que você provavelmente cometeu em 2015, e atitudes simples que você pode adotar para transformá-los.

Os 5 erros que você provavelmente cometeu em 2015, e atitudes simples que você pode adotar para transformá-los.

Silvia Cavalaro 16/12/2015 6 comentários Uncategorized

Oi gente!!

Chegamos de verdade no fim do ano! Hoje entramos na segunda quinzena de dezembro.

Foi um ano muito desafiador para a maioria dos brasileiros. Como sempre é. Mas esse ano em especial, pelos motivos que todos já sabem, foi um ano ainda mais desafiador.

Durante todo o ano, nos meus atendimentos, em conversas informais com as pessoas, nos momentos de reflexão e autoanálise, na observação das pessoas mais próximas e na auto observação, nos comentários em redes sociais, nas mídias, enfim, durante esse ano muitas atitudes e comportamentos  que observei  não foram benéficos para a felicidade e  bem estar próprio e das pessoas ao redor, e como essa é uma época propícia para novos planos e atitudes, resolvi escrever esse texto.

Vamos lá? Bora ser mais feliz, mais produtivo, e ter uma vida com mais sentido em 2016?

Então lá vai:

  1. Conversas tóxicas

É impressionante como as pessoas gostam de falar de desgraça. Algumas até parecem competir. Têm pessoas que realmente são tóxicas. Só sabem falar de problemas, de coisas ruins, são pessimistas, são pra baixo mesmo sabe?

Se afaste dessas pessoas. Se não puder se afastar, apenas ouça. Não caia na onda de dar corda. Ouça o mínimo possível, mas não entre na sintonia negativa.

Busque conversar com quem tem algo construtivo, com pessoas alegres, otimistas. Os problemas existem, e TODOS têm problemas. A diferença está na reação aos problemas. Busque conteúdos construtivos. Imagens positivas. Coisas que te façam rir.

  1. Falta de metas claras

Essa é uma época que as pessoas tomam um fôlego para começar um novo ano. Algumas, até fazem listas de “coisas para colocar em prática no ano novo”.

Na maioria das vezes essas listas são muito grandes, e também pouco específicas. Precisa ser mais claro e específico nas suas metas. Precisa ter atenção para não estabelecer metas grandiosas demais, ou muito abrangentes. E também tomar cuidado para estabelecer metas que realmente atendam as SUAS necessidades.

Estabeleça 3 áreas prioritárias na sua vida e defina pelo menos 2 metas para cada uma.

Ex: saúde, carreira e espiritualidade.

Saúde: Beber 2 litros de água por dia. Defina a data que vai iniciar. Use estratégias para cumprir a meta. Ex: colocar despertador, espalhar lembretes pela casa, comprar 4 garrafinhas de água e enche-las sempre pela manhã. Se aproprie de tudo que for necessário para conseguir mudar um hábito ruim por um hábito saudável. Seja criativo. Pesquise.

Carreira: Faça uma análise do que é importante realizar para desenvolver sua carreira em 2016. Defina prazo, defina investimento, defina o que, quando, onde, por quê. Deixe o mais específico e claro possível.

Espiritualidade: Iniciar um trabalho voluntário. Mais uma vez: defina prazo, defina que tipo de trabalho gostaria de realizar, quanto tempo poderá disponibilizar.

O que vai fazer para iniciar esse trabalho. Quando, onde, por quê.

Em todos os casos, seja o mais claro e específico possível.

Tudo isso parece muito simples, e realmente é muito simples, mas deixar uma meta clara e específica, construir metas palpáveis, tangíveis, pode ser um grande dificuldade para muitas pessoas, justamente porque a maioria tende a complicar. Todos os grandes feitos desse mundo começaram de uma pequena atitude.  Aprender a definir prioridades e metas pode ser sua grande meta para o próximo ano.

Lembre-se: se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.(você sabe disso desde a infância 🙂

  1. Se aconselhar com pessoas erradas

Esse é um erro muito comum.

Você já dever ter passado pela seguinte situação: Tenho um sonho, um projeto, um objetivo. Vou lá e compartilho com alguém que não tem a mínima condição de entender a importância disso. Tomo um balde de água fria e pronto, lá se vai mais um sonho, um projeto, um objetivo para os quiabos.

Se você tem um sonho, compartilhe com pessoas que estão na mesma vibe que a sua.

Se você precisa de ajuda para algo, procure pessoas que realmente possam te ajudar. Se quer se desenvolver, procure um psicólogo, um coach, um mentor. Invista na relação com pessoas que possam de verdade de ajudar.

Quer ver um exemplo? A pessoa está louca de vontade de começar um curso com foco em desenvolvimento pessoal. Aí ela vai e conta pro namorado/marido, e pergunta o que ele acha. Essa outra pessoa, está com planos totalmente diferentes, está pensando em como vai fazer para ganhar mais dinheiro no ano que vem. Pronto, tá feita a m….

Não é que você não deve contar sobre o seu plano para o seu marido, esposa, pai, mãe, o que você não deve fazer é pedir a opinião!

Peça opinião para quem entende do que você está falando. Pra quem percebe o valor, percebe o sentido. Busque um mentor e não o colega que senta ao lado.

  1. Viver no passado ou no futuro

Esse erro é O erro. A maioria de nós comete esse erro todos os dias. Ou vive apegado as ideias e acontecimentos do passado. Ou vive ansioso e preocupado com o futuro.

Definitivamente, você não tem o futuro! O que você tem é o AGORA. Nem o hoje você tem. Pode ser que você viva somente pela manhã. Forte isso não é mesmo? Mas é a mais pura realidade.

Nesse momento algumas pessoas devem estar pensando o seguinte:- Ah, então qual o sentido de fazer planos, de ter metas, de ter sonhos, se eu não sei o dia de amanhã e pode ser que esse dia nem aconteça?

Fazer planos, ter metas, ter sonhos, não significa viver no futuro. Viver no futuro é viver preocupado e pensando nas coisas que podem ou não acontecer.

Realmente pode ser que sua vida não aconteça amanhã, mas o que você pode fazer hoje para que ela seja uma vida melhor? Uma vida mais plena? É o hoje que importa!  É viver um dia de cada vez. É cumprir pequenas metas, pequenas ações, para atingir grandes resultados. É concentrar-se no presente. Olha só que nome lindo tem o dia de hoje, PRESENTE!

Uma ótima maneira de viver o presente é buscas práticas que acalmam a mente. Práticas meditativas, atividades físicas que precisam de muita concentração, técnicas de respiração, contato com a natureza, enfim, práticas que acalmam a conversa interior e colocam nossa mente no agora.

  1. Falta de gratidão e excesso de reclamação

Quem nunca?

Seja grato. Ao final de cada dia, procure fatos e/ou pessoas para agradecer . Todos os dias temos oportunidades de ajudar e de sermos ajudados. Com simples atitudes e gestos.

Seja grato quando puder ajudar, pois isso fará de você um ser humano melhor. Seja grato quando for ajudado, pois isso também fará de você um ser humano melhor.

Seja grato pelas coisas simples da vida. Por poder andar, falar, comer. Por ter casa, comida, família. Por  poder ver o sol quando é dia de sol, e ver a chuva quando é a chuva que cai.

Seja grato pelas dificuldades, pois  elas podem ser oportunidades que o universo te dá para “curar” algo no seu interior.

Todas as noites antes de dormir, pense em pelo menos 3 coisas pelas quais você pode ser grato nesse dia. Exercite a gratidão.  Estamos muito acostumados a reclamar, onde é que isso pode nos levar? A gratidão tem um poder maravilhoso, a energia da gratidão pode melhorar significativamente sua vida. Experimente!

Que no próximo ano você possa fazer a diferença no seu mundo interior, para transformar o  mundo que você vive!

“No universo existem três tipos de pessoas: As que são inspiradas, as que inspiram e as que reclamam.” – Gerônimo Theml

Beijos e até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura focada

Sobre Silvia Cavalaro

Coach, publicitária e apaixonada por felinos. Mãe de dois gatos, dona de casa, esposa e mulher. Acredito que estamos aqui para ajudar o mundo a evoluir, e para isso, acredito que devemos investir na nossa própria evolução. Desenvolvimento pessoal é meu mantra. Desenvolvimento humano, minha missão.

Artigos relacionados

  • O gato que vive em nós

  • eu te concedo um desejo

    Te concedo um desejo…

  • O que eu posso mudar na minha vida?

  • Um novo ano começou. E então?

  • Coaching – Vamos clarear esse assunto…

  • escolhas, felicidade

    Quanto custa a felicidade?

Artigo anterior Reflexões…
Próximo artigo Afinal, o que é coaching?!
Logging In...

Profile cancel

Sign in with Twitter Sign in with Facebook
or

Not published

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • 6 Replies
  • 0 Comments
  • 0 Tweets
  • 6 Facebook
  • 0 Pingbacks
Last reply was 16/12/2015
Rodrigo Pace de Barros liked thisIgor Salotto liked thisAndréa Toscano liked thisThais Litzius liked thisThaline Barcelos liked thisFernanda Domingues de Barros liked this
Silvia Cavalaro Coach

Sobre a autora

Missão: Acolher as necessidades, respeitar os limites e dar o meu melhor dentro das minhas possibilidades. Em pequenos e sustentáveis passos, ajudar cada ser humano a aflorar em si a capacidade de agir.

Saiba mais

Siga nos!

Artigos populares

  • Os 5 erros que você provavelmente cometeu em 2015, e atitudes simples que você pode adotar para transformá-los.

Silvia Cavalaro - Coach · 20152025 © Todos os direitos reservados

  • Desacelera
  • Blog
  • Mindfulness
  • Coaching
  • Perfil comportamental
  • Sobre
    • Contato