Esta página visa o esclarecimento do que vem a ser um processo de coaching. São perguntas e respostas que eu mesma escrevi, a partir de dúvidas comuns que as pessoas têm antes de contratar um coach. As respostas são claras e objetivas, e favorecem o fácil entendimento do que vem a ser um processo de coaching.
O que é coaching?
Coaching é desenvolvimento pessoal. É um processo com metas definidas, planejamento e melhoria contínua para dar continuidade após o término do processo.
Basicamente funciona assim: identifico onde você está, te ajudo a afinar a sua percepção sobre você e o que você realmente quer para a sua vida, e então partimos para a etapa de planejamento e ação.
Eu gosto muito da seguinte definição para desenvolvimento: sair de um estágio e ir para outro superior.
Coaching é terapia?
Não. Mas assim como muitas terapias, atua para desenvolver suas capacidades, habilidades e competências. O coaching foca no presente, orientado ao futuro. Coaching pode ser terapêutico no sentido de trazer bem-estar, mas não no sentido de cura de patologias.
Como contratar?
Da mesma forma que você contrataria uma boa parte dos segmentos de profissionais liberais, como: advogados, dentistas, psicólogos, etc.
Por indicação, ou por afinidade. Um outro caminho é acompanhar o trabalho e de certa forma, a vida desse profissional, e se identificar com ele. A formação do Coach é um fator importante e fundamental, mas não é a formação que faz um bom profissional de coaching. Eu acredito que o desenvolvimento pessoal do profissional de coaching é o que mais fará diferença para um processo bem conduzido e com bons resultados.
Qual o tempo de duração?
Varia muito de profissional para profissional. O processo que eu desenvolvo tem a durabilidade de 3 a 4 meses em média. Cada sessão tem em média uma hora a uma hora e meia de duração.
O intervalo entre uma sessão e outra geralmente é de uma semana, ou quinze dias, mas esse intervalo deve ser avaliado conforme a atividade definida para pós sessão.
Quais temas ou áreas da vida podem ser trabalhados?
Qualquer tema pode ser trabalhado em um processo de coaching. Os mais comum são temas ligados a carreira, mas você pode contratar um coach para melhorar seus relacionamentos, suas finanças, sua saúde, enfim, para se desenvolver em qualquer área.
Qual a sua área de atuação?
Sou Coach de carreira com foco em desenvolvimento e/ou transição de carreira. Pessoas que queiram uma vida profissional mais satisfatória e feliz.
Mas você atende outras áreas?
Sim, a minha formação abrange o coaching como um todo, porém, eu escolhi esse nicho por ter mais identificação com o tema, justamente porque faz parte da minha história de vida.
Como saber se é coaching o que eu preciso?
O coaching só não é indicado em casos de diagnósticos de doenças e transtornos tais como: depressão, síndromes em geral (pânico, ansiedade, burnout), anorexia nervosa, bulimia, fobias, e outras patologias . Na primeira conversa, já é possível identificar se a sua demanda é para um coaching ou para outra área profissional.
O que vai mudar na minha vida depois do coaching?
Essa é uma pergunta muito abrangente, portanto, sem uma resposta pré-definida.
Tudo vai depender do seu empenho, da sua dedicação, da sua disciplina e do quanto você está disposto a se desenvolver. O papel do coach é dar o seu melhor, e conduzir o processo com toda atenção, cuidado e amor, mas é uma via de mão dupla. Cada um fazendo o seu papel para que o resultado seja o melhor. Quando isso ocorre, a vida do cliente realmente se transforma, e para muito melhor.
Pode ser feito a distância?
Sim, pode ser feito em sessões presenciais ou via internet.
Estou interessado, o que faço?
Você pode agendar uma conversa comigo, um bate papo, apenas para eu entender sua necessidade e te explicar as dúvidas que porventura ainda precisam ser esclarecidas. Para agendar, é só mandar uma mensagem no e-mail silvia@silviacavalaro.com.br
Após essa conversa você terá muito mais clareza e certeza de seguir em frente no processo de Coaching.